sábado, 29 de agosto de 2009

Cross em Poços de Caldas



Como ando voando muito nos campeonatos, acabei deixando o vôo aqui em Poços meio de lado. Neste final de semana também está acontecendo o campeonato Paulista em Socorro, mas acabei decidindo por ficar por aqui com meus amigos de casa mesmo e fazer um vôozinho na terrinha!

Acabei decolando tarde, mas mesmo assim rolou um vôo bem bacana. Teto alto, térmicas fortes... meio turbulento por conta de um cisalhamento, mas nada que atrapalhasse a diversão! :) O Erikson estava vindo junto, mas acabou caindo perto do Ponto da Cascata. No meio do vôo encontrei um pessoal que vinha do Pico do Gavião e acabamos pousando juntos perto de Casa Branca! Teve bom! Vôozinho de +- uns 53 km. Amanhã tem mais!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sul Mineiro em Carmo do Rio Claro



Final do Circuito Sul Mineiro de Parapente, previsão do tempo horrível e um quinto lugar! O negócio era apostar na sorte e torcer pra dar um dia bom de vôo e conseguir recuperar o prejuízo, tentando subir algumas posições nesta última etapa! Infelizmente, não foi o que aconteceu! rsrsrs

Sábado de céu limpo, teto baixo.. acordo cedo na pousada e o que vejo é uma bela paisagem da represa de Furnas com a Serra da Tormenta ao fundo da varanda do meu quarto. Show né!? Subimos para a rampa, mas infelizmente o vento estava totalmente lateral, rotorizando a decolagem principal, colocando em risco a decolagem de pilotos menos experientes. No começo fiquei botando pilha para que uma prova fosse aberta, mas depois com mais calma e analisando melhor, acho que a decisão de cancelar a prova foi acertada. Fomos adiando essa decisão até as 14:30 hs e decidimos que do jeito que estava, não dava. Prova cancelada mesmo!

Bom, pra não perder o costume, eu e mais alguns pilotos saimos para o vôo esperando a hora certa de decolar. E mesmo decolando em horário meio tardio, já saimos ganhando tudo e mandando pra base da nuvem! Fazer o que né! Vamos pro cross!



Ao contrário do que pensávamos, o vôo estava bem liso, com boas térmicas e teto alto. Mesmo decolando as 15:00 hs, eu, Érico, Gustavo e Kotoco, acabamos pousando em Alpinópolis (+- uns 35 km de vôo) num voozinho bem bacana! Meu plano era pousar em Alpinópolis, pegar o busão e curtir a volta pra casa, rsrs.. Mas para minha surpresa, quando pousei o Lelê já estava lá nos esperando com algumas latinhas de cerveja! Estava sem rádio e não estava sabendo de toda essa mordomia do resgate nos seguindo por baixo! Assim a gente fica mal acostumado! rsrs..



No Domingo, apesar de restar aquele fiozinho de esperança, o tempo fechou de vez. Céu nublado, muita umidade, alguns pingos de chuva... prova cancelada e o Sul Mineiro definitivamente encerrado! Pra mim, restou o quinto lugar e um pouquinho de frustração por só ter voado mesmo em São Lourenço, já que nas outras etapas a condição não ajudou em nada. Mas ano que vem tem mais e estamos ae correndo atrás do tetra novamente! rsrsrs..



Como não deu vôo, não houveram vencedores para a etapa. O Circuito então fechou com Tony César de São Lourenço na terceira colocação, Martinho Ribeiro de Pouso Alegre em segundo lugar, e Cristiano Ricci de Poços de Caldas, no lugar mais alto do pódio! Parabéns à esses pilotos, que mesmo nas condições fracas desse ano, mostraram uma bela constância de resultados e mostraram que estão no rip.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brasileiro - Prova cancelada


Nesta terça-feira São Pedro não quis ajudar os competidores e o tempo não colaborou! Uma cobertura densa de nuvens e uma leve chuva durante o meio do dia, fizeram com que a prova do dia fosse cancelada.

Parece que a previsão para amanhã não é nada boa! Vamos aguardar cruzando os dedos para que a condição melhore. E enquanto não dá vôo, o pessoal joga bocha no campo que construiram lá na rampa! rsrs..

Brasileiro - Segundo dia de prova



Neste segundo dia a comissão decidiu por uma prova um pouco mais longa, com uma rota de aproximadamente 62 km. O meteorograma previa um vento nordeste, mas durante a prova o que predominou foi um vendo oeste forte, que dificultou muito a conclusão da prova.

Uma primeira perna de quase 20 km contra vento derrubou a maioria dos pilotos. Os que sobraram, pegaram outro contra vento na perna final para o goal. Infelizmente, como aconteceu na etapa do Sul Mineiro em São Lourenço, parei em um morrote à 100 mts do goal perdendo todos os meus pontos de velocidade! Bom pra aprender!

Se não me engano, quem matou a prova foi o piloto Luciano Bafinho, mas como o piloto Cristiano Vermelho liderou a prova na maior parte do tempo, ele acabou vencendo a prova do dia com seus pontos de liderança. Parabéns ao cabeça! Merecido! Terminei em décimo lugar, e agora caí para nono no geral! A boa notícia é que o campeonato terá descartes! Então ainda estou no jogo :)

domingo, 9 de agosto de 2009

Brasileiro - Primeiro dia de prova



Hoje começou o Campeonato Brasileiro em Castelo. Prova de 47 km com rota muito bem definida pela comissão. O dia teve térmicas fortes e bastante turbulentas, com direito a contra vento forte na perna final para quem veio em altitude mais baixa. Isso fez com que alguns pilotos morressem na praia, ficando apenas à alguns metros do goal.

Todos achavamos que o Vermelho havia matado a prova, mas na divulgação do resultado veio a surpresa! Washington Peruchi entrou melhor no raio e matou a prova com 4 segundos de vantagem em relação ao Vermelho! Parabéns aos dois que fizeram por merecer o resultado de hoje. Cheguei em quinto, 20 segundos atrás do primeiro colocado. Poderia ter sido melhor, se pudesse ter usado meu acelerador! Tive alguns problemas com as roldanas da minha selete, e tava impossível acelerar minha preciosa! rsrs.. No total, 29 pilotos completaram a prova.

Bom, amanhã tem mais! Parabéns à todos pelo ótimo resultado de hoje! O campeonato está apenas começando e muita coisa ainda pode acontecer! Resultados oficiais em http://www.hipoxia.com.br/brasileiro2009/resultados.asp

sábado, 8 de agosto de 2009

Afinando o equipamento em Castelo



Depois de um dia anterior de quase 12 hs de viagem e muito cansaço, montamos a barca - Martinho, Vermelho, CB, Claytinho, Kotoco e eu - e subimos até a rampa de Castelo, no meu caso, para conhecer o pico e fazer alguns ajustes na selete. O visual é alucinante! Pedras enormes pra tudo quanto é lado! Para quem está acostumado com rampas baixas, como eu, é de impressionar!

Subimos um pouco tarde, e o vento já havia virado e entrava caudal na rampa de decolagem! Em uma pequena janela de vento frontal, Claytinho conseguiu decolar e fez um vôo em direção à cidade. Daí pra frente, só cauda. Mas como somos muito persistentes, rs, acabamos esperando por uma "bufa" que fez com que o vento ao invés de cauda, entrasse a uns 90 graus de leste. A decolagem é norte! :) Para a nossa fissura, era o suficiente! Decolamos eu, Vermelho e Kotoco, e acreditem, às 5:30 da tarde estavamos na base! Daí pra frente foi só passear pelo vale e fazer um pouso no estádio da cidade! Um vôo realmente surpreendente! Se continuar assim, a semana do Brasileiro vai bombar! Assim espero!

Segue abaixo um vídeo feito pelo Vermelho, enquanto faziamos o planeio para o pouso.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Segundo dia de prova



Hoje o dia amanheceu bem mais promissor, com céu azul e já com boas formações em cima da cordilheira. O vento estava um pouco forte, por isso, uma prova de cauda, com aproximadamente 53 km sentido Ilicínia, foi decidida pela comissão. Um start com aproximadamente 1 km de distância da decolagem, para evitar que o pessoal entrasse na roubada e seguisse o asfalto, e mais 2 pilões margeando a represa até finalmente chegar ao goal.

Larguei bem, junto com Kotoco, Alfio e Washington Peruchi. Decidimos por uma rota no meio do vale, para cortar caminho e chegar ao primeiro pilão mais rapidamente, enquanto o segundo pelotão abria por cima do asfalto, pela esquerda do vale, voando uma rota mais longa. Nossa rota funcionou bem e acredito ter sido o primeiro a bater o pilão.

Infelizmente, adiantamos um pouco o ciclo e fomos pro chão. O único que se salvou foi o piloto Martinho Ribeiro, que mandou muito bem, tirando uma térmica do chão quase na beira da represa e mandando pra cima! Uns 10 minutos depois, o segundo pelotão chegou e pegou a condição se formando novamente. Foi o suficiente para que eles pudessem alcançar a base e continuar o vôo. Ninguém conseguiu chegar ao goal, e o piloto campeão do dia foi Cristiano Vermelho, que ficou a pouco mais de 1 km do raio. Foi por pouco!

Na soma de resultados, quem levou a etapa foi o piloto Ronnie Koerich! Parabéns ao cabeça! Veio de longe pra dar trabalho! :) Agora é esperar a etapa final em Carmo do Rio Claro para decidir quem será o Campeão Sul Mineiro 2009! Nos vemos por lá e parabéns à todos que prestigiaram mais esta etapa!

sábado, 25 de julho de 2009

Primeiro dia de prova



Hoje o dia amanheceu meio nublado e sem muita previsão de termos uma boa prova para este primeiro dia de campeonato. Mesmo assim, subimos para a rampa para decidir a prova do dia. Decidimos então por um bate e volta na cordilheira, com goal próximo à cidade de Pimenta.

Contrariando a previsão, a cobertura de nuvens se dissipou e a janela foi aberta. A ida para o primeiro pilão foi relativamente fácil, mas na volta, o vento de frente canalizado em um pequeno venturi derrubou quase 90% dos pilotos. Bom para o piloto Ronnie Koerich (foto acima), que matou a prova com folga e agora lidera a etapa.

A previsão para amanhã é de tempo bom! Quem não veio, perdeu :)

Sul Mineiro em Pimenta



Nesta sexta-feira começou a terceira etapa do Circuito Sul Mineiro de Parapente em Pimenta - MG. A cidade é margeada pela represa de Furnas e o visual realmente é muito bonito. Infelizmente não deu vôo neste dia de treino, pois a frente fria cravou um vento sul que não dá decolagem aqui nas rampas da região. Mas o fim de semana promete! Bons vôos à todos!

domingo, 19 de julho de 2009

UP Fast Pro



Hoje fui testar a selete de competição da UP Paragliders. A Fast Pro.

Visualmente, a selete é muito bonita e seu shape é bastante aerodinâmico, já que para seu desenvolvimento, ela foi testada em túnel de vento. Muito bem acabada em todos o sentidos e, para uma selete de competição, parece ser muito segura. Possui duas barras laterais de carbono e uma proteção de espuma de 12 cm de espessura para proteção de eventuais pancadas na coluna.

Uma coisa que gostei muito, é que ela é muito leve. Caminhar na roubada com uma selete super pesada nas costas, realmente não tá com nada! E em vôo ela é extremamente confortável. Muito confortável mesmo! Responde muito bem aos comandos de corpo e passa muito bem as variações da vela ao piloto.

O compartimento traseiro é realmente muito grande, já que o shape dela é bem alongado. Cabe muita coisa lá e sobra espaço para o que você quiser guardar! Sobra tanto espaço, que ela vem com um "balão" de ar, pra vc encher e fazer com que a traseira dela não fique murcha pela falta de espaço preenchido. Ainda na traseira, você tem um compartimento para colocar seu Camelbak e rádio. Tudo muito bem pensado.

O único ponto negativo é o porta instrumentos. É um pouco pequeno. E se você usa mais do que dois instrumentos em vôo, como um váriometro e um GPS apenas, você vai ter problemas. Acredito que ela foi feita para ser usada com um integrado e um gps backup somente. No meu caso, que também utilizo um Palm, a coisa fica meio complicada.

Enfim, é uma tremenda de uma selete! Quem estiver afim de voar em uma selete de competição top de linha do mercado atual, a Fast Pro é uma ótima pedida. Mas tira o olho, que essa aí de cima já é minha! :) Maiores informações, visitem http://www.up-europe.com/index.php?id=2900 .

sábado, 18 de julho de 2009

Reunião da equipe Ynovar



Não tá dando vôo, então vamos trabalhar né! Hoje fizemos uma reunião da equipe Ynovar no Kispeto, em Atibaia, para definir as estratégias da empresa e pra jogar um pouco de conversa fora também! Ah! Também fui buscar meu novo equipamento! Agora to maquinado pra tentar alguns bons resultados no Campeonato Brasileiro desse ano! Vamo que vamo! Assim que der, posto algumas impressões sobre a nova Fast Pro da UP.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Segundo dia de prova



Uma prova com 6 pilões foi decidida na manhã de hoje! Como já era de se esperar, a condição estava parecida com a de ontem. E comecei a prova muito bem, andando bem forte junto com o pelotão. Mesmo porque, até o meio da prova não havia uma separação visível entre pelotões. Parecia que todos estavamos voando num grande primeiro pelotão de 100 pilotos :) A visão do público deve ter sido fantástica!

À partir da metade da prova, 3 grupos se formaram, com Roberto Galera, Maurinho Kotoco, Tony e eu puxando na frente e formando o primeiro pelotão. Estavamos bem à frente, aproximadamente uns 6 km na frente do segundo pelotão, e faltando apenas 7 km para o goal, a condição deu uma fraquejada. Nos ferramos! :) O segundo pelotão veio de trás e nos atropelou.

O Vermelho que estava nesse outro grupo, passou por cima e nem tomou conhecimento da gente! rsrs.. Foi embora e matou a prova bonito! Ficamos naquela luta para subir, até que meu equipamento me avisou que eu chegaria no goal com 200 mts de altura de folga. Seria lindo, se não tivesse um morrote com uma rede elétrica antes do goal! Resultado, fiquei a 200 mts do raio! Foda! :) Pra mim, 6º lugar no geral. Agora é esperar a etapa de Pimenta e tentar recuperar o prejuízo!

O crédito da foto acima, é do Erico Oliveira.

sábado, 20 de junho de 2009

Primeiro dia de prova



Hoje a prova escolhida foi um bate e volta em Caxambu, com 5 pilões na rota. Com o dia praticamente sem vento e térmicas fortes, a maioria dos pilotos estampou já na cara da rampa, colorindo os céus de São Lourenço.

A liderança da prova se alternou durante todo o tempo e a decisão de quem seria o campeão se deu apenas na tirada final. Se não me engano, foram 26 pilotos no goal com uma disputa acirradíssima na perna final. Consegui fazer uma boa tirada e acabei matando a prova de hoje! Amanhã tem mais! Espero que consiga novamente um bom resultado! Torçam por mim :) Ah, e parabéns à organização. 100%.

Obs.: Quem quiser ver mais fotos, é só clicar aqui. O crédito das fotos são da Bete, mulher do Hércules de BH. Mandou muito bem!

Dia de treino em São Lourenço


E começou a segunda etapa do Circuito Sul Mineiro em São Lourenço. O dia de hoje foi apenas um treino de reconhecimento, valendo uma premiação para o vôo mais longo. Eu, Kotoco e Samuel saímos bem e voamos o tempo todo juntos. Apesar de a condição estar bem turbulenta, deu pra fazer um vôo bem legal, com pouso em uma roubada fenomenal em um vilarejo onde só havia umas 10 casinhas, uma igreja, e um pouso rotorizado no meio de um vale! :) Amanhã a competição começa de verdade! Boa sorte à todos e que vença o melhor!

domingo, 14 de junho de 2009

Mais um fds sem cross


Além do frio intenso, o vento estava muito forte hoje na decolagem. Quando a condição maneirou um pouco, lá pelas 13:30 hs, decidi tentar fazer uma brincadeira local. Mas a condição não estava ajudando muito. Peguei uma termal salvadora que me ajudou a ganhar um pouco de altura e tomar a decisão de pousar na rampa e ir almoçar com a família! :) To ficando meio enferrujado! Preciso treinar mais para o Sul Mineiro em São Lourenço! O bixo vai pegar!

domingo, 7 de junho de 2009

São Lourenço


Este fim de semana fomos à São Lourenço para conhecer a rampa e treinar para a etapa do Sul Mineiro. A rampa realmente é muito boa e permite várias decolagens simultâneas. Pena que a condição não estava muito boa e acabamos fazendo um belo de um prego! Mas valeu! Nos vemos por lá daqui a duas semanas!

Mar de nuvens


Indo pra São Lourenço

sábado, 30 de maio de 2009

Rampa entubada


Parece que não vai dar vôo tão cedo...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pôr do sol


Fim de tarde na rampa sul de Poços de Caldas. Belo visual!